We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

La Demeure Phr​é​atique

by

/
1.

about

2020 pode ter sido marcado pelas sombras, mas vamos sempre preferir lembrá-lo pelos vislumbres de luz que nos foram sendo permitidos. Alguns deles foram marcados pelo regresso às edições dos pä, enigmático duo de Paulo da Fonseca e Filipa Campos, que na última década tem explorado incansavelmente toda a beleza espectral que cabe nesse grande espaço aberto que une as práticas minimalistas às pinceladas garridas e infinitas do drone.

Os comoventes "Ballad of the little shoulder" e "Herdsmen of the son" são apenas alguns dos exemplos em que os pä abriram as portas do seu mundo para nos acariciar com a sua luz e electricidade em camadas ora gentis, ora frenéticas - mas sempre dirigidas ao nosso âmago mais íntimo.

“La Demeure Phréatique" é assim uma ansiada estreia por estas bandas. Rajada sónica e espectral, que deixamos a banda definir nas suas próprias palavras: "Ao longo de seis meses, gravámos, com recurso a microfones de contacto, uma bomba de água composta por seis tubos que emanam de um motor central. Cada um destes tubos emite uma frequência e um timbre específicos, e respectivas séries harmónicas em transições cíclicas irregulares. A construção da peça – mais montagem que mistura – focou-se na definição progressiva de natureza tonal de cada um dos componentes, e no esbatimento espectral da função diatónica do acorde, aproximando a vibração deste aparato de um registo que evoca o som reverberado de um aerofone. A morada freática fica na aproximação ao ponto de chegada, de fixação."

É num pico de franca agitação e criatividade que nos (re)encontramos com eles, num momento que tem tanto de admiração como de renovação de esperanças para o que aí vem. Por aqui escutam-se evocações de emoções micro-climáticas e submersas, num resultado tão real quanto espectral, mas numa procura pura e incansável por uma linguagem verdadeiramente universal, natural e omnipresente.

Rajadas carinhosas de drone, numa edição limitada a 25 cd-r.

credits

released February 26, 2021

Recorded in Lagoa d'Óbidos from June to November 2020
Mixed in Óbidos, January and February 2021
Recorded and mixed by Paulo da Fonseca and Filipa Campos
Artwork: Filipa Campos
Photograph: Gualdino Crisóstomo
crl007

license

all rights reserved

tags

about

combustão lenta records. Lamego, Portugal

micro-editora dedicada à cartografia dos territórios da música ambiental e exploratória.

contact / help

Contact combustão lenta records.

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like La Demeure Phréatique, you may also like: